quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Atividade 01 "Notícia crítica - Texto - Mais twitter, menos tradição".".

ESCOLA M.E.F. PROFª TEREZINHA SOUZA 2019
PROFESSOR: FÁBIO MODESTO
TURMAS: 6º ANO AO 9º ANO.


ATIVIDADE 01

1 - Fazer a leitura do texto.

Texto retirado do site folha de São Paulo.

São Paulo, segunda-feira, 09 de maio de 2011

Mais Twitter, menos tradição

COM VIAGENS E INTERNET, JOVENS ÍNDIOS AGORA QUESTIONAM OS DOLOROSOS RITOS DAS SUAS TRIBOS

CARLOS MINUANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DO XINGU

A maioria dos índios adolescentes esperneia e chora. Serão tatuados à força no rosto com espinhos. Os jovens ikpengs do Xingu, que conhecem a cidade e gostam do Facebook, sabem que há lugares em que isso não existe.

Não há, claro, anestesia. Tudo acontece a seco. Trata-se de apenas um dos rituais dolorosos de iniciação na vida adulta que os jovens índios agora questionam.

Também no Xingu, há meninas que ficam mais de um ano reclusas ao menstruar pela primeira vez. Um pouco mais longe, no Amazonas, meninos enfiam a mão em luvas repletas de formigas venenosas (veja na pág. 8).

Mutuá, 13, é um dos que passaram pela tatuagem e reclamam. "Judiaram de mim, e eu era pesado para que me segurassem" -no caso dos ikpengs, em geral os índios são surpreendidos quando ainda estão dormindo.

O ritual continua acontecendo, queiram os jovens ou não. "Na minha vez eu também não queria, mas quando te pegam não tem como fugir", admite uma das lideranças da tribo, Kumaré Ikpeng.

No Xingu, onde Kumaré vive, o mundo não indígena, porém, está cada vez mais presente -e o impacto é mais forte entre os adolescentes.

Por todo lado, por exemplo, há laptops e celulares. "Além disso, os homens têm muito contato com o mundo, viajam, estudam, muitos trabalham para a Funai", diz Sofia Madeira, antropóloga e doutoranda pela Unifesp.

"Alguns meninos não entendem a razão dos rituais, alguns se negam. Falam "ah, na cidade não faz isso, né?". O jovem vê o mundo na internet e o sonho dele se transforma, ele quer carro, Twitter, namorar uma branca."

Para Madeira e para Sofia Mendonça, médica-antropóloga do projeto Xingu (Unifesp), o fenômeno preocupa, porém. "O fascínio pelo modo de vida que esses adolescentes encontram na cidade ao saírem para estudar é uma ameaça", diz Mendonça.

"Diferentemente dos mais velhos, estão em um momento de construção da personalidade, vulneráveis." Isso reforça a importância do rito de passagem, argumenta.

"Ele protege o jovem, auxilia nessa mudança de papel social. Nós, não indígenas, perdemos a noção da importância dos rituais de passagem, por isso tantos adultos seguem na adolescência."

ESTUDO DO TEXTO

1 - Elabore um comentário sobre o texto acima. Coloque seu nome completo e turma. Mínimo de 10 linhas.

29 comentários:

  1. Isabelle Dandara de Andrade Chaves 01/04/2019
    Na minha opinião ,eu acho que se fosse os índios eu não ia aguentar .
    Os índios também devem sofrer muito, mas entendo por que é o ritual deles .

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina Garcia Botelho,9 ano 01/04/2019
    Sobre a noticia dos índios, fala sobre uma tribo que tem uma tradição perigosa na minha opinião não deveria ter isso pois é muito perigoso para a tribo dos índios, porque é muito doloroso com as pessoas e quem não aguenta eles estão nem ai pra a dor das pessoas, eles só querem que mantém o ritual que eles sempre fazem.

    ResponderExcluir
  3. Emilly do socorro franco lisboa 9ano 01/04/2019
    hoje em dia a internet domina o mundo.Isso e o problema dos índios,muitos jovens índios são obrigados a fazer os rituais dolorosos,eu não concordo com isso mesmo sabendo que isso e uma tradição dos índios,eles são obrigados a varias coisas como;se tatuar,furar orelhas nariz,boca sem a sua própria vontade.
    e tudo isso que eles fazem parece ser muito estranho, mas para eles se não fazer esses rituais pode botar a vida da sua tribo em risco.

    ResponderExcluir
  4. evelly giovanna ferreira de jesus 9 ano 01 04 2019

    na minha opinião os índios jovens,não deveriam ser forçados a fazer isso, por que eles querem conhecer o mundo, querem sentir o gosto dele.

    ResponderExcluir
  5. Cibelle Laís Ferreira Dos Santos 9 ano Data;01/04/2019
    Eu não concordo com o que os povos fazem com os índios,toda menina que menstrua pela primeira vez é pressa em casa por um ano,e toda os meninos são tatuados a força com espinhos.
    Eles não querem ser tratados dessa forma,querem ser livres,fazer o que quiserem,eles veem o pessoal de cidade e querem ser tratados assim também,querem fazer tudo que um homem e uma mulher da cidade faz,usar redes sociais,as mulheres poderem andar só de biquíni sem ser um crime,querem ser pessoas normais.

    ResponderExcluir
  6. Eder Cavalcante de Andrade 01/04/2019
    Eu quero que os indígenas adolescente não tenham que passar por isso e não sejam obrigados a fazer os rituais, que tenham mais acesso a internt e mais direitos na a tribo deles,e que possam viver como uma pessoas da cidade.

    ResponderExcluir
  7. shaianny DATA:08/04/2019 9 ano tarde
    pelo que eu entendi a internet acabou atrapalhando os índios pelo fato deles não quererem seguir as tradições, que antigamente que eles aceitavam,e hoje em dia eles não querem mas seguir a tradição, pelo fato deles verem os adolescentes da cidade.e eu acho que eles tem medo de não serem aceitos pela sociedade por conta dos rituais.

    ResponderExcluir
  8. Reinaldo santos 08/04/2019
    9 ano
    eu concordo sobre a opinião,dos índios
    sobre os rituais em que os adolescente possa fica adultos aquelas pessoas que não fazer o ritual eles esperam dormi para obrigar as fazer o ritual isso sim que os índios

    ResponderExcluir
  9. Luis Fernando De Souza Reis 9 ano data:08.04.2019
    Em minha opinião, essas culturas indígenas, tem muita importância para essas tribos assim como minha religião eles mantêm essas tradições há anos.Esses jovens índios são pegos de surpresa para seguirem esses rituais dolorosos. Depois que esses rituais chegam ao fim,esses jovens passam para a vida adulta, eles passam a fazer coisas que não faziam antes como:pescar,caçar...O bom disso é que eles vivem em uma época sub existência,ou seja,os índios pegam apenas o necessário.
    Em minha opinião, eu não acho isso certo, esses rituais dolorosos não é necessário,os jovens indígenas querem liberdade,querem conhecer a tecnologia, a cidade,e um dos principais a internet,o facebook...Eu digo isso porque,ao passarem para a vida adulta eles passam por rituais dolorosos, e eles não tem escolha, então isso não é liberdade.Liberdade é termos o direito de escolher o que queremos, e as pessoas devem respeitar isso.

    ResponderExcluir
  10. MAIANY TALITA
    9 ano
    data/08/04/2019
    OS índios as vezes eles tem vontade de navegar na internet e alguns furam a língua,orelhas,nariz,não dão nenhuma nestesia.Usam a força e não querem nem saber se esta doendo
    depois que passam de adolescente para homens não querem mais fazer as tatuagens os furos pelo seus corpos e as meninas na primeira menstruação delas não querem,mais ficar presas por um ano.Eles querem viver como os adolescente da cidade que não precisão de todo esse ritual eles pensam que se não fizerem isso a gente tem que fazer.E TAMBÉM eu comprendi que os índios não querem mais seguir as tradições de suas tribos




    ResponderExcluir
  11. samara santana
    Eu entendi que a maioria dos índios adolescentes choravam para não serem tatuados a força no rosto com espinhos,como o face book.As maiorias dos índios adultos pegavam os adolescentes dormindo,mas os índios adolescente não queriam,mais não adianta nada,por que era obrigatório,tinha que continuar a tradição.As meninas,por outro lado,tinham que ficar um ano presa,por conta da primeira vez de menstruação,elas discordavam,por que ninguém quer ficar presa por um ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabela Silva santos 6-ano da tarde
      eu acho que os índios eles estão deixando os tribos e estão já mexendo em computador e nas redes social,eu acho que os homens sofre muito sendo furado e tatuados por os índios.Se fosse eu ,eu ia sofrer muito com as pessoas.

      Excluir
  12. Aluno Marcelo Augusto data:08/04/2019
    Pelo meu ponto de vista é um assunto muito complicado pelo fato dos índios estarem abandonando as tradições por causa de costumes rotineiros de pessoas comuns das cidades, isso tem trazido uma questão importante para algumas pessoas e uma dessas pessoas sou eu pois e importante no meu ponto de vista debater sobre esse tipo de assunto.
    Eu vejo que se não existisse internet eles com certeza não se rebelariam contra as tradições.

    ResponderExcluir
  13. Paulo Ricardo 9 ano 08/04/2019
    Bom pra mim eu não concordo por que , os índios jovens eles são forçados a botar espinhos nos rosto , eles fazem tatuagens com espinhos e botam a mão numa luva de formigas venenosas .
    Se eu fosse um indio jovem , na primeira oportunidade que eu tivesse ,de fuga eu ia fugir da tribo de noite quando tudo mundo da tribo fossem dormir.

    ResponderExcluir
  14. Hillary Mendonça data10/04/19 turma 7 ano
    1-questao;eu acho isso errado por que eles nao podem fazer isso com as meninas .Por que eles não tem culpa por elas mestruar.
    mais por um lados os indigiginas tão certos por que eles não podem ficar no celular toda hora

    ResponderExcluir
  15. francielly 7ano 10/04/19
    para mim os ritos indígenas deveriam ser menos dolorosos,os jovens índios deveriam dar sua opinião se querem ou não praticar os ritos indígenas,por mais que seja da tradição dos indígenas,os ritos é muito pesado .Para mim os jovens índios deveriam ter a oportunidade de fazer sua escolha livremente.

    ResponderExcluir
  16. Vitor Kauã Sousa Siqueira 6 ANO TARDE
    eu acho que esses dolorosos rituais são um pouco essagerados eu acho que as tribos deviam deixar os jovens escolherem se vão querer fazer o ritual ou não.

    ResponderExcluir
  17. Silmara Daniele Albuquerqui chermonte monteiro 6 ano tarde
    eu respeito esse rituais mas e doloroso

    ResponderExcluir
  18. Maria Paula Gaspar Carvalho 6ano
    A minha opinião é que os índios merecem ter o que agente teve,porque eles também são pessoas. Tem alguns índios que querem ter família ser feliz,e não querem que os seus filhos sofram isso eu apoio,porque eles foram a infância inteira fazendo coisas que não eram para crianças,mas também temos que respeitar os índios que tem outras opiniões.
    Mas,a minha opinião é que os adolescentes tem os direitos deles para viverem como eles quiserem,e para os que querem fazer os rituais podem fazer,menos forçar os que não querem essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  19. Jenyffer Rayssa Favacho da costa data: 17 de abril de 2019
    7 ano tarde.
    sobre o texto; NA minha opinião eu achei muito interessante as dificuldades de manter a tribo são grandes, pescar nos rios poluídos que está matando os peixes e plantas com as maiores partes da floresta derrubadas ou seja sem espaço sem comida.
    E eles convivem com todos os povos, compartilham e são acolhedores e é isso que eu acho, e é essa a minha opinião.

    ResponderExcluir
  20. Manuella amoras da Silva 6 ano tarde data 15 de abril:
    Na minha opinião eu não aceitaria ser um índio por que ter que se furar ou meter as mão em uma luva cheias de formigas venenosas essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  21. aluna Geovana de souza data 24/04/2019 7ano tarde
    eu acho errado isso por causa que as meninas não tem culpa de menstrua.Mas por um lado os indigenas estão certos por que eles não podem ficar no celular direto.

    ResponderExcluir
  22. Amanda Beatriz7-ano Tarde
    resposta 1- eu entendi que a vida deles era muito justa por que quando as mulheres menstruava tinha que fica em casa pelo um 1 ano os meninos por que eles passava por um teste muito por que eles era suprededos no meio na noite por alguns homem para fazer teste

    ResponderExcluir
  23. jamili Carine 7 ano tarde
    atividade 1- Eu entedie que a vida deles e muito justa por que quando as meninas mestruava pela primeira vez tinha que ficar em casa pelo 1 ano os meninos eles passavam por texto e muito triste por que eles era surpreendido no meio da noite por alguns homens para fazer teste.

    ResponderExcluir
  24. Cleiton Wellington 7 Ano
    Atividade 1-Eu escrevi que a vida deles era muito triste por que quando as mulheres menstruavam tanto que elas tinham que ficar em casa por 1 Ano chega que os meninos eles passavam por um teste

    ResponderExcluir
  25. Sofia Lima 7 ano tarde

    Eu acho que os jovens estão certos,eu até entendo, mas eles tem isso como responsabilidade e tem que aceitar e parar de navegar na internet com tanta frequência e começar a pensar na tribo e nos costumes deles.

    ResponderExcluir

Atividade 09 - Resumo.

ESCOLA M.E.F. PROFª TEREZINHA SOUZA 2019 PROFESSOR: FÁBIO MODESTO TURMAS: 6º ANO AO 9º ANO. ATIVIDADE RESUMO Significado de Resumo O...